›   ›   › 
  • Sobre a Casa de Paulo Freire

    Uma proposta de Construção da conscientização.

     

    APRESENTAÇÃO.

     

    A Casa de Paulo Freire é uma instituição (associação civil), sem fins lucrativos, sem CNPJ, sem conta bancária, que têm por finalidade apoiar e desenvolver ações na área social, por meio de atividades de educação popular e formal, profissionalizante, cultural, de comunicação social, de preservação do meio ambiente, de acesso à habitação e saúde, de pesquisa e desenvolvimento humano sem o envolvimento pesado do capital.

     

    NOSSO SONHO E NOSSA MISSÃO.

     

    Dentro da perspectiva da construção da cidadania e da elevação do nível de consciência da comunidade, A Casa de Paulo Freire tem como missão promover o acesso à cidadania, concorrendo para a construção de um país e mundo justo, solidário e participativo...

    Apostamos que o conhecimento é instrumento vital para o desenvolvimento e a democracia. Para tanto nossa proposta é atuar em cursos de formação para as comunidades em situação de vulnerabilidade social, buscando formar cidadãos cônscios de seus deveres e direitos e fazê-los sentirem-se de fato pertencentes ao nosso país, à nossa cidade e ao nosso mundo e não apenas ao pequeno espaço que os cercam. Acreditamos em uma educação libertadora, que possa levar a população a seu próprio desenvolvimento.

     

    QUEM SOMOS. 

     

    Somos um grupo de voluntários, das mais diversificadas formações, onde cada um empresta seu conhecimento nas áreas de tecnologia, acadêmica, de conhecimento da natureza de formação da população, do ambiente urbano, etc...

    Estamos prioritariamente atuando na cidade de São Sebastião e estamos prestando consultoria para grupos em todo o DF e região do entorno.

     

    FILOSOFIA.

     

    Todos os projetos da Casa de Paulo Freire estão sintonizados na busca da missão estabelecida. Para tanto todos os projetos a serem desenvolvidos devem atender à seguinte filosofia:

     

    1. o exercício da cidadania;

     

    2. a opção pelo processo de não exclusão, permitindo-se que todos os interessados participem dos projetos empreendidos;

     

    c) a busca por elementos que gerem a motivação ao desenvolvimento da auto-aprendizagem;

     

    OBJETIVOS.

     

    Foram definidos alvos, objetivos, que seriam trabalhados com a finalidade de se alcançar a missão estabelecida pela organização.

    Os objetivos são: 

     

    Imediatos (possíveis)- Educação, Trabalho, Cultura, Democratização dos Meios de Comunicação, Desenvolvimento Estratégico/Social.

     

    De longo prazo (desejáveis)- Saúde, Habitação, Assistência Social e Meio-Ambiente

     

     

    PÚBLICO ALVO.

     

    Público direto: crianças, jovens, adultos e idosos.

     

    Público indireto: familiares; colaboradores.

     

     

    PROJETOS PRIORITÁRIOS.

     

    Estão em andamento os seguintes projetos considerados prioritários:

     

    Alfabetização de jovens e adultos.

     

    Inspirada na filosofia do notável e inesquecível educador Paulo Freire, a Casa de Paulo Freire é mais que uma escola de alfabetização de jovens e adultos. 

    É um instrumento do fomento à cidadania, onde, como Paulo Freire, se insere o conhecimento como instrumento vital para o desenvolvimento e a democracia, transformando a educação como ferramenta de exercício de liberdade e capacidade de optar entre diferentes possibilidades.

    Estas atividades ficam a cargo dos educadores Elias Silva Araújo e Herlis Alves C. Araújo.

     

    PROJETO EDUCARTE:

     

    Que atende crianças de 06 a 12 anos no contra turno escolar e tem as seguintes atividades: Artesanato, Desenho e Pintura, Literatura e Contação de Estórias, Roda de Música e Brincadeiras Tradicionais, Dança e Expressão Corporal.

     

    PROFESSORES E PROFESSORAS DO FUTURO.

     

    São educadores (as) de todo Distrito Federal e Entorno que vão à Casa de Paulo Freire para estagiar. O estágio acontece duas vezes por ano, e os alunos (as) participantes entram em contato direto com a metodologia construtivista libertadora de Paulo Freire.

     

    Congressos e seminários. 

     

    Voltados especialmente para jovens, temos o Encontro de Jovens do Futuro

    Trata-se de seminários e encontros onde são abordados temas como empregabilidade, sexualidade e adolescência, habilidades, capacidades e valores etc. 

    Nestes encontros é abordado como tema central: O que você quer ser quando crescer? E Quais as competências o jovem deve desenvolver para ser um adulto capaz de conseguir ser o que quer ser. 

    Estas atividades ficam a cargo dos educadores Mara Araújo e Carlos Waldyr com o apoio dos demais educadores.

     

    Projeto INFOVIDA.

     

    Um dos projetos prioritários que a Casa de Paulo Freire pretende implantar é mais que um curso de informática, uma vez que será utilizado como instrumento de motivação para a adaptação dos alunos ao processo de auto aprendizagem.

    Será utilizado para estimular o projeto de educação total para alunos envolvidos e para formação básica em informática, visando o atendimento às oportunidades diversas (cursos, empregos/negócios, concursos, capacitações).

     

    Esporte para Educar. 

     

    Atividades esportivas para crianças e adolescentes em período complementar à escola, apoio escolar. 

    È utilizada a prática esportiva como instrumento educacional com vistas ao desenvolvimento integral dos participantes, na tentativa de capacita-los a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros. A idéia é desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o processo de desenvolvimento individual e social. 

    Estas atividades ficam à cargo dos educadores Beto e Wesliane.

     

    Desenvolvimento Estratégico/ Social.

     

    Consultoria a diversas instituições de interesse social e participação em Congressos, seminários, cursos etc.

    Estas atividades ficam à cargo dos educadores Mara Araújo e Carlos Waldyr.

     

     Geração de renda.

     

  • Tags :